Cuidados para saúde e bem-estar no frio: gestantes, recém-nascidos e puerperas

Esfriou demais da conta!? ❄



Pois é. Passando com a Maya de touca de patinho para deixar algumas pistas de cuidados e precauções para saúde e o bem-estar de gestantes e recém nascidos (RN) em situações de frio mais extremo:


• Hidratação: No frio temos tendência a esquecer ou reduzir o consumo de água. Entretanto manter-se hidratada é fundamental. Beba água!

Ah, no puerpério chás também


• Cuidar da hidratação da pele também é muito importante!

No frio, óleo vegetal de gergelim cai muito bem, sabia!?

Além de hidratar, ajuda a manter o corpo aquecido.

*É importante que os óleos vegetais para uso tópico sejam prensados à frio.

*Atenção à possíveis alergias.


Ah, esses óleos também podem ser misturados com Óleo essencial e cremes. Peça indicação para um profissional de referência.


Outro detalhe importante é que muitas pessoas têm o hábito de deixar o corpo secar muito para depois passar hidratante. Mas se a pele estiver levemente úmida absorve melhor, sabia!?


• Escalda-pés: essa é uma prática milenar de cuidado em saúde que somos viciadas. E acredite faz um bem danado!

*Dependendo do momento da gestação, algumas ervas devem ser evitadas. Peça uma receita para um profissional de referência.


• Checagem de pressão: nas temperaturas frias existe uma tendência ao aumento da pressão arterial. É fundamental checar a pressão a cada consulta, com o profissional do seu serviço de saúde.

Isso deve fazer parte do seu pré-natal, é seu direito ter a assistência devida


• Priorize alimentos que aquecem o corpo


• No RN procure vestir a roupa em camadas. Um body por baixo, outras peças por cima, meias!

Isso tanto para que o bebê fique protegido quanto para que em caso de suor, seja possível tirar parte da roupa. É muito importante Não deixar a roupinha úmida no frio. De molhar, trocar.


• Na hora do banho do RN para não deixar a temperatura da água muito quente. Priorize banho nas horas de temperatura mais amena e direto no chuveiro.


• Aquecedores no quarto, especialmente na saída de banho são bem vindos. Mas alguns tipos não devem ser usados intermitentemente.

É muito importante manter umidade no ambiente. Recipiente com água no ambiente pode ajudar.


• Já está amamentando? A massagem e a ordenha de alívio podem ser aliados importantes. Além disso evite abusar da água muito quente no banho direto sob os seios. Caso fique bastante tempo em banho quente, passe água fria ao redor das mamas antes de vestir a roupa. Existem muitas formas de cuidado e manejos. Consulte os profissionais de referência.

2 visualizações0 comentário