Girando bebê pélvico e transverso ~ Baixa nossa cartilha!
Alguns bebês se encontram posições pélvicas e transversas ainda no fim da gestação e isso precisa ser visto de modo individualizado e singular, caso a caso. Pode-se tentar algumas práticas na tentativa de virar o bebê de cabeça para baixo (cefálico)
Algumas delas são:
Acupuntura
Moxabustão
Terapia quente e frio
Homeopatia
Exercícios do Spining babies (SB)
Mobilizações com Rebozo
Watsu
Versão Cefálica Externa (VCE)
Nossa recomendação é que cada caso seja individualizado.
Até às 32 semanas de gestação é mais comum o bebê girar de forma natural e se estabelezer em posições cefálicas, portanto à partir dessa idade gestacional é importante iniciar um processo de cuidado para que o bebê possa girar e até pode ser traçado um plano com a equipe, mesmo assim até o momento do parto o/a bebê pode fazer a versão sozinho/a de forma natural.
O uso de exercícios de SB devem ser realizados com uma profissional habilitada, e quando realizados em casa, que tenha alguém junto da gestante no caso da mesma passar mal e ter uma pessoa para apoio.
A VCE tem 50% de chance de sucesso, deve ser recomendada após 37 semanas de gestação, pode ser realizada por profissional: obstetra, obstetriz, e enfermeira obstetra, se devidamente treinadas. Pode ser feita dentro do hospital, em uma clínica de saúde ou na casa da pessoa.