top of page

Métodos de Indução para o Parto ~ Baixe nossa cartilha!

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Você sabia que quando o parto não inicia até uma data segura esperada / almejada ou a gestação precisa ser "interrompida" para o nascimento ocorrer, é possível realizar uma indução? Existem muitos métodos e processos e nós preparamos uma cartilha contando um pouco para vocês!


Primeiramente, existem alguns motivos clínicos que justificam esta necessidade, como a bolsa rompida fora de trabalho de parto depois e um número de horas, pressão elevada, idade gestacional associada à fatores de risco, dentre otros. Agora, não vamos entrar á fundo nestes motivos, mas nos métodos de indução.


Gostamos de pensar que o foco é sempre promover um ambiente propício, fisiológico,

metabólico e estrutural para que o trabalho de parto possa ser induzido à acontecer de forma saudável, coerente e segura. Para tanto os processos vão, sempre que possível, ou seja, quando não houver uma urgência ou emergência, serem pensados do método menos invasivo até o mais invasivo necessário, ou não.


Você pode contar desde o início com a assistência de uma doula para te orientar, até atuar com algumas propostas de cuidados e manejos (do seu escopo) e para dar suporte no processo. As obstetrizes são também responsáveis e autorizadas a atuar nos métodos mecânicos, como realizar o descolamento de membrana, passar o balão "sonda de folyey" e atuar junto à um médico no processo medicamentoso hospitalar. Inclusive alguns métodos como o descolamento de membrana e o balão, que pode ficar até 24hs no colo do útero e ser repetido, podem ser realizados tanto em consultório, quanto domiciliar. Alguns hospitais também possuem o balão, caso o contexto não permita uma assistência extra hospitalar. E caso seja necessário, um médico GO

irá atuar no ambiente intrahospitalar junto à equipe com os métodos medicamentosos. O ideal e preconizado é que toda equipe esteja atuando integrada em todo o processo e informada de cada passo. Uma indução intrahospitalar, a depender dos métodos associados, pode levar em alguns casos até 3 dias e por isso é fundamental a equipe se dividir


também neste suporte e na assistência.

No caso de uma necessidade de internação pode-se usar o misoprostrol até 8 (oito) vezes e a cada 6 (seis) horas, com excessão do caso de uma cesárea prévia que contra indica o uso do comprimido. Neste caso normalmente o balão tem bastante efeito e pode ser usado com a ocitocina seriada, em bomba de infusão, que também é usada associada em alguns casos a outros métodos de indução.

Quando iniciar o seu pré-natal lembre-se de perguntar à sua equipe e ao hospital, "quais são os protocolos de indução?" e se está alinhado à todos os métodos seguramente disponíveis.


Baixe aqui gratuitamente a cartilha, indique e divulgue!



Métodos de Indução
.pdf
Download PDF • 1.09MB

*É expressamente proibida a edição e reprodução não autorizada do material.

***O arquivo estão disponíveis para serem baixados acima, caso tenha problemas para baixar por aqui, é só acessar este link:



159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page